Por que os concursos públicos são tão disputados?

Como reunir os amigos para uma noite de cinema em casa?
13/04/2022
Webnamoro pode dar certo? Confira dicas especiais
20/04/2022
Mostrar tudo

Por que os concursos públicos são tão disputados?

Talvez o título desse artigo seja auto explicativo, mas se você parar para pensar, verá que os concursos públicos são tão disputados por serem mais do que uma chance de carreira bem sucedida e que tem um ‘status quo’ elevado. 

Os brasileiros anseiam uma vida melhor e financeiramente equilibrada, por isso veem nos concursos públicos uma chance de brilhar ao serem aprovados e convocados para trabalhar naquela organização para o qual prestaram disputa no certame. 

Veja agora alguns dos motivos mais fortes do porque os concursos públicos são tão disputados!

Estabilidade Financeira

Os brasileiros, assim como todos os povos que vivem em países emergentes, sofrem por terem seus salários baixos e com o preço da cesta básica cada dia mais cara. É por isso que tantas pessoas sonham com uma carreira de funcionário concursado, pois, assim poderão dar condições melhores a sua família, ajudar parentes e até mesmo amigos, na medida do possível.

A grande vantagem de se tornar um funcionário admitido sendo aprovado em concurso público é que após 3 anos de atuação a estabilidade no cargo, isto é, sua permanência, é garantida até a aposentadoria. Com isso, milhares de pessoas dormem e acordam com a cara mergulhada nos livros, estudando para se tornarem um novo aprovado em algum concurso.

Salário e ótimos benefícios

A maioria dos concursos possui salários ótimos e fora da realidade do brasileiro médio. Isso quer dizer que um concursado poderá ter uma vida melhor que 80% da população que trabalha num serviço normal. 

Para se ter uma ideia, o salário de um concursado é muitas vezes maior que o de um funcionário da rede privada, e às vezes o funcionário público não precisa nem ter cursado ensino superior.

Outra boa âncora para os interessados em concursos é que os benefícios são arrematadores, isto é, jamais visto na esfera privada. Por exemplo, plano de saúde da melhor categoria e que se possa incluir parentes são comuns no funcionalismo público.

Férias regulares

Esse tópico poderia resumir bem a ânsia do brasileiro pela carreira no funcionalismo público. A ideia de se ter férias regulares – mais de uma vez no ano, dependendo do órgão público – é atrativa o suficiente para deixar os concurseiros muito empolgados em seus estudos e no seu objetivo de serem aprovados nos melhores concursos no seu estado.

Mas as férias de um funcionário concursado são ainda melhores quando se pensa que seu salário pode acrescentar ainda mais qualidade na vivência desse período, isto sem falar das datas comemorativas em feriados que possibilitam a quem trabalha no funcionalismo público a oportunidade de estar com sua família curtindo aquela data.

Melhor qualidade de vida

Como no tópico anterior, a facilidade que a carreira de um funcionário público concursado oferece para se curtir os momentos de lazer é fundamental para uma melhor qualidade de vida. 

Como o exemplo citado acima, além das férias, o funcionalismo público oferece a chance de, em dias de feriados como Natal e Ano novo (além de outros), os funcionários possam estar em casa com suas famílias, podendo aproveitar esses momentos que garantem um revigoramento de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.