5 Dicas para prevenir e tratar gordura no fígado

Veja quais as principais dúvidas sobre os serviços de uma desentupidora
04/06/2022
4 prejuízos que o vazamento de água pode causar
15/06/2022
Mostrar tudo

5 Dicas para prevenir e tratar gordura no fígado

Você sabe como está a saúde do seu fígado? Sabia que muitas pessoas sofrem com gordura nesse órgão? Esse é um problema muito comum não apenas dos brasileiros, mas da população mundial.

Muitos hábitos ruins que adquirimos ao longo de muitos anos podem ajudar no surgimento desse problema de saúde, que se não for tratado pode causar sérios problemas. Neste artigo, você vai observar o que causa gordura nessa região, quais os problemas que isso pode trazer a saúde e como prevenir e tratar a gordura no fígado.

O que causa gordura no fígado?

A esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, é um problema que atinge milhares de pessoas. Ela pode ser causada principalmente por um estilo de vida ruim, ou seja, que foge do saudável.

Pessoas que gostam de comidas gordurosas como, por exemplo, frituras, que consomem muito álcool, que não praticam atividade física alguma, e consomem muito carboidrato, geralmente desenvolvem esteatose hepática.

Há também algumas condições que favorecem o surgimento do problema como hipertensão, diabete, gravidez, obesidade e outros.

Quais os problemas que isso pode trazer?

Algumas pessoas não ligam para isso, mas deveriam, pois, quando não tratada da maneira correta a gordura no fígado pode evoluir para quadros de saúde mais sérios, que podem comprometer o órgão por completo.

Além disso, a qualidade de vida do indivíduo é afetada drasticamente. Por isso, é muito importante fazer exames de rotina para saber como anda a saúde do fígado.

5 dicas para prevenir e tratar gordura no fígado

Agora você vai observar o que pode ser feito para prevenir e tratar a gordura no fígado da forma correta.

Faça atividade físicas regulares

As atividades físicas são fundamentais para uma boa saúde. Quem deseja evitar desenvolver gordura no fígado, ou quem precisa eliminá-la, deve fazer regularmente atividades físicas.

Quanto mais exercícios físicos você fizer, melhor será para seu fígado. Além de eliminar a gordura acumulada nas enzimas hepáticas, também vai melhorar a sensibilidade à insulina. Essa é a maneira ideal de evitar o surgimento do problema como também tratá-lo.

Diminua o consumo de calorias

Tem pessoas que gostam de comer de tudo, especialmente aquelas que fazem algum tipo de atividade física. Acreditam que por estarem se exercitando, podem comer o que tiverem vontade. Mas não é assim!

É preciso evitar ou diminuir o consumo de alimentos calóricos. Pessoas que gostam de consumir lanches rápidos, frituras e outros que são carregados na gordura, geralmente sofrem com gordura no fígado. O ideal é reduzir esse consumo significativamente para ajudar esse órgão a funcionar melhor.

Invista em alimentos a base de plantas

Sabe os alimentos à base de plantas? Eles são perfeitos para ajudar a prevenir e também tratar gordura no fígado. São vegetais e também sementes e grãos que podem fazer parte de várias receitas.

Diminua o consumo de álcool

Quem gosta de beber bebidas alcoólicas precisa colocar o pé no freio! O excesso é sempre prejudicial, portanto, evite o alto consumo de bebidas com álcool.

Tenha um acompanhamento médico

Por fim, tenha um acompanhamento médico para verificar como anda o progresso do tratamento ou para ver se está tudo bem com o seu fígado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.